Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

I Seminário Interdisciplinar em Saúde da FECS - Normas para inscrição de trabalhos


23/11/2017

Confira os aprovados no vestibular FECS de 29 de Outubro – Turma 2018


31/10/2017

    Graduação FECS – Turma 2018


    Aprovados no vestibular de 29 de Outubro


    Alessandro de Jesus Andrade

    Bruno C. da silva

    Carlos E. Albuquerque da Silva

    Daniel Pereira da Silva

    Daniele Santos Pereira

    Deiwed Eduardo da Silva Basilio

    Élcio E. Costa

    Eliane Maria Assis

    Joice Leite Gomes

    Gabriela L. P.da Silva

    Marcela Aparecida da S. Lima

    Mônica Antonelli

Confira os aprovados no vestibular do curso de bacharelado em Enfermagem 2017/2


08/08/2017

Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta curso de Gestão de Serviços e Práticas Assistenciais


03/08/2017

    No próximo dia 04 de agosto, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) e a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizam o evento OPEN DAY - Curso de Gestão de Serviços e Práticas Assistenciais em Enfermagem.

     

    Durante o evento haverá a apresentação da palestra “Desenvolvimento de competências gerenciais do enfermeiro”, que será ministrada por Fátima Silvana Furtado Gerolin, superintendente assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Paulina Kurcgant, professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo; e Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, professora associada livre docente aposentada do Departamento de Administração e Serviços de Saúde da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

     

    O encontro, gratuito, será realizado no Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado na Rua Treze de Maio, 1.815, Torre E, 1º Subsolo, das 18h30 às 20h30.

     

    Informações e inscrições pelos telefones: (11) 3549-0585 e 3549-0577 ou pelo e-mail: iecs@haoc.com.br.

     

    Curso de Gestão de Serviços e Práticas Assistenciais em Enfermagem

     

    O curso é dirigido a enfermeiros que estejam atuando ou pretendam atuar como gestores de enfermagem: líderes, supervisores, coordenadores de enfermagem, gerentes e responsáveis técnicos nos setores pré-hospitalar, ambulatorial, hospitalar, domiciliar e de auditoria.

     

    Entre o conteúdo programático, destacam-se temas como modelos de gestão em saúde, gestão da qualidade e segurança em saúde, gestão de processos na organização da assistência, gestão por projetos, gestão da informação e marketing em saúde.

     

    O curso tem a duração de 18 meses e as aulas serão realizadas às sextas, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h.

     

     Informações pelo e-mail: contato@fecs.org.br ou pelos telefones (11) 3549-0654 e 3549-0889.​

Faculdade de Educação em Ciências da Saúde abre inscrições para vestibular da 1ª turma de graduação em Enfermagem


12/07/2017

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para o primeiro curso de bacharelado em Enfermagem realizado pela instituição. O curso recebeu aprovação do Ministério da Educação no início deste mês e obteve nota máxima (5) na avaliação do Ministério.

     

    “O Hospital está expandindo sua atuação nas áreas médicas e assistenciais e a abertura da graduação em Enfermagem vem corroborar nossa estratégia de levar atendimento de excelência para um maior número de pessoas possível”, afirma o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

     

    São oferecidas 40 vagas para a primeira turma da graduação em Enfermagem. As aulas acontecerão de segunda a sábado, das 7h30 às 12h, e terão início no dia 14 de agosto deste ano. O curso tem duração de 10 semestres e a mensalidade é de R$ 1.200,00.

     

    As inscrições para o vestibular podem ser feitas até o dia 1º de agosto no site da FECS (www.fecs.org.br) ou pessoalmente, à rua João Julião, 245, 1º andar, Bloco D. As provas  serão realizadas no dia 6 de agosto, das 9h às 12h. O vestibular é composto de 50 questões de múltipla escolha e de redação. 

     

    Mais informações pelos telefones (11) 3549-0654 / (11) 3549-0889 ou pelo e-mail: contato@fecs.org.br A taxa de inscrição é de R$ 20,00. 

Simpósio de Nutrição Clínica reuniu especialistas para debater os cuidados nutricionais com o paciente internado


24/03/2017

    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou, no dia 18 de março, o 5º Simpósio de Nutrição Clínica Contemporânea. O evento, coordenado pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, teve como público alvo profissionais e estudantes de saúde e abordou temas como “Sarcopenia e caquexia no paciente hospitalizado” e “Assistência nutricional em pauta de gestão”.

     

    No primeiro bloco, um dos destaques do encontro foi a discussão sobre a importância da fisioterapia na sarcopenia, condição definida como perda de massa muscular e força comuns no envelhecimento e também em pacientes internados. Já a caquexia é uma síndrome caraterizada pela perda de peso, atrofia muscular, fadiga, fraqueza generalizada e perda de apetite.

     

    Janete Maria da Silva, fisioterapeuta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica que “a sarcopenia leva a um aumento da resistência do organismo à insulina, da dependência funcional e do risco de quedas e internações”. Tanto a sarcopenia quanto a caquexia são graves, e no caso de pacientes internados, podem surgir por conta de diversas doenças que causam alterações hormonais e metabólicas, como o câncer.

     

    “A fisioterapia tem papel importante nesse quadro porque ela atua na mobilidade e na inatividade física. Cada fase da sarcopenia exige um tratamento diferenciado”, ressalta. Na fase pré-sarcopenia, quando o paciente entra em processo de perda de massa muscular, o tratamento se baseia na realização de exercícios resistidos, que visam o aumento da força; exercícios aeróbicos e treino funcional, que simula as atividades do dia a dia, como tomar banho ou subir escadas.

     

    “Quando o paciente se encontra na fase de sarcopenia, além desses exercícios anteriores, incluímos exercícios de postura e prevenção de quedas. Já no quadro de sarcopenia severa, que pode evoluir para a caquexia, as atividades devem ser focadas na prevenção de trombose, deformidades nos membros e complicações respiratórias”, salienta Janete. Além dos exercícios e atividades físicas, em alguns casos o paciente pode necessitar de suplementação nutricional.

     

    No segundo bloco do simpósio foram abordados os temas “Modelos de acreditação hospitalar e importância para terapia nutricional”, “A realidade em integração de processos em terapia nutricional em modelos corporativos no SUS” e “A assistência nutricional como estratégia de negócio atual e futura na visão do gestor”.

     

    ​Para Mylene Montes Rodrigues Faim, coordenadora técnico-administrativa da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a nutrição está tendo, mais do que nunca, destaque no atendimento multiprofissional do hospital. “O serviço de nutrição está deixando de ser visto apenas como um serviço de apoio para assumir um papel estratégico dentro das instituições de saúde. Nossa atuação, dentro de uma equipe multiprofissional, pode trazer vários benefícios ao paciente, reduzindo o tempo que ele permanece internado e, consequentemente, os custos hospitalares”, finaliza.

Seminário gratuito discute processos de gestão em saúde


20/03/2017

    No próximo dia 20 de março, das 17h30 às 19h30, a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza o 5º Seminário de Gestão em Saúde. Durante o encontro, serão abordados os temas “Processo de migração de modelo de governança em uma unidade hospitalar” e “Gestão de redes ambulatoriais na saúde suplementar”.

    O evento será realizado no Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, localizado na Rua Treze de Maio, 1815 – Torre E – 1º Subsolo.

    As inscrições podem ser feitas pelos telefones (11) 3549-0577 e (11) 3585-0585 ou por meio do e-mail: iecs@haoc.com.br.

    Confira a programação completa no site:

    http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=113


Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza evento gratuito sobre cirurgia torácica


24/02/2017

    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza, no dia 29 de março, das 9h às 17h, o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica. O evento reunirá os principais especialistas em cirurgia torácica do país para discutir técnicas, condutas, tratamentos, opções cirúrgicas e inovações relacionadas à abordagem do paciente com câncer de pulmão.

    Segundo o Dr. Rodrigo Sardenberg, cirurgião torácico do Centro de Oncologia do Hospital e coordenador do evento, o Fórum é uma importante oportunidade para discutir, com profundidade, os principais temas relacionados à cirurgia torácica. “Será um debate enriquecedor que contará com a presença das principais referências do país no tratamento da doença”, afirma.

    Estarão presentes ao evento o Prof. Dr. JJ Camargo, primeiro médico brasileiro a realizar um transplante pulmonar, e o Prof. Dr. Riad N. Younes, diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    As inscrições para o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica podem ser feitas pelos telefones (11) 3549-0577 e (11) 3549-0585 ou por meio do e-mail: iecs@haoc.com.br .

    Confira a programação completa no site: http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=104​

Lista de Aprovados no processo seletivo de Graduação 2017


12/01/2017

    A FECS, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, de acordo com a determinação da diretoria em publicação do edital 2017/1, faz saber o que segue:

    Lista de Aprovados no processo seletivo de Graduação 2017 - clique aqui​​

FECS está com inscrições abertas para 11 cursos de pós-graduação


10/01/2017

    O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para 11 cursos entre áreas médicas e multiprofissionais. O início das aulas acontece nos meses de março ou abril, dependendo da disciplina escolhida.


    A pós-graduação lato sensu das áreas médicas, oferece oportunidade de especialização em Radioterapia de Alta Tecnologia, Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia Robótica em Urologia, Ecocardiografia e em Clínica Médica.


    Já nas pós-graduações multiprofissionais a FECS oferece vagas para cinco cursos voltados às áreas assistenciais. São eles: Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, Enfermagem em Oncologia, Nutrição Hospitalar e Fisioterapia Hospitalar.


    A FECS também está com inscrições abertas para o MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. O curso busca qualificar seus alunos como líderes em organizações, capazes de contribuir para sustentação e crescimento, desenvolvendo uma visão empreendedora para atuação nos sistemas de saúde do Brasil.


    Mais informações sobre o período de inscrição de cada curso podem ser obtidas pelo e-mail contato@fecs.com.br ou pelo telefone (11) 3549-0654. Confira, abaixo, a relação de cursos, previsão de início e duração de cada um deles.


    Curso – Pós-Graduação
    Início – previsão​ Duração​
    Radioterapia de Alta Tecnologia​ ​Março/2017 08 meses
    Ecocardiografia​ ​Março/2017 ​12 meses
    Cirurgia Robótica em Urologia​ ​Março/2017 ​12 meses
    Cirurgia Bariátrica e Metabólica​ ​Março/2017 ​12 meses
    ​Clínica Médica ​Março/2017 ​12 meses
    Enfermagem em Terapia Intensiva ​Abril/2017 18 meses

    Enfermagem em Centro Cirúrgico e

    Central de Material Esterilizado

    ​Abril/2017 18 meses
    Enfermagem em Oncologia​ ​Abril/2017 18 meses
    Nutrição Hospitalar ​Abril/2017 4 meses
    Fisioterapia Hospitalar ​Abril/2017 18 meses

    MBA em Administração Hospitalar e

    Gestão em Saúde

    ​Abril/2017 ​18 meses
     

FECS oferece vestibular agendado para o curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar


29/11/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. A FECS oferece agora, além do vestibular tradicional no dia 08 de janeiro, a opção de realizar a prova mediante agendamento, garantindo mais comodidade ao candidato. São mais duas opções de data: 18 ou 19 de janeiro.  O prazo para a inscrição se encerra no dia 6 de janeiro. As inscrições devem ser feitas na secretaria da faculdade, ou pelo site: www.fecs.org.br.


    Os resultados serão divulgados em até dois dias após a realização das provas. O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem no planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde.


    Mais informações no site: http://www.fecs.org.br/Lists/Cursos/DispCursos.aspx?ID=1​

Vestibular 2017 da FECS está com inscrições abertas


25/11/2016

    O vestibular 2017 da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. O curso promove a capacitação de profissionais para o planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde.

     

    A grade curricular abrange gestão de pessoas, finanças, custos, auditoria, logística de medicamentos, materiais e patrimônio, processos de qualidade e responsabilidade social. O processo seletivo consistirá em prova tradicional ou prova em datas agendadas. O interessado poderá prestar o vestibular no dia 08 de janeiro ou agendar sua prova para o dia 18 ou 19 de janeiro. A inscrição para ambas as provas pode ser feita pelo site ou na secretaria da faculdade até o dia 06 do mesmo mês.

    Mais informações no site: http://www.fecs.org.br/Lists/Cursos/DispCursos.aspx?ID=1

Stanford e HAOC discutem câncer de pulmão em teleconferência


16/11/2016

    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz irá realizar, dia 18/11, às 15h, uma nova edição da Joint Medical Teleconference.


    Parceria do Hospital Alemão com a Stanford Hospital & Clinics, a teleconferência trará atualizações no tratamento do câncer de pulmão em estágio avançado.


    Com palestra da Profa. Dra Heather A. Wakelee, professora de Oncologia da Stanford University Medical Center e diretora da Stanford Cancer Clinical Trials Office, o evento é gratuito.


    Informações e inscrições pelo email: iecs@haoc.com.br ou pelos telefones (11) 3549-0577/0585. Confira a programação completa do evento no site do IECS: clique aqui.

FECS realiza Seminário Gestão em Saúde em 31/10


27/10/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza no próximo dia 31/10, das 17h30 às 19h30, no auditório da Torre E, o evento “Seminário Gestão em Saúde – 2º Semestre”, que irá debater os desafios na área de gestão hospitalar.


    A coordenação e moderação serão feitas pelo diretor geral da FECS e superintendente de Educação e Ciências do Hospital, Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, e pelo Dr. Andrea Bottoni, diretor acadêmico da FECS e gerente de Educação Médica do Hospital.


    Entre os temas discutidos estão a judicialização da saúde e as modalidades de culpa, que serão apresentados em palestras do assessor da presidência da rede de saúde Santa Marcelina, Gustavo Oliveira, e do gerente jurídico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Gustavo Fernandes Pereira, respectivamente.


    O evento é destinado a estudantes e profissionais interessados na área de gestão da saúde. Para se inscrever e obter mais informações , basta ligar para os telefones 11 3549-0577/0585 ou enviar e-mail para: iecs@haoc.com.br


    Confira a programação completa, clique aqui

Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza Jornada da Qualidade e Segurança


16/09/2016

    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza nos dias 23 e 24 de setembro a IV Jornada da Qualidade e Segurança, evento voltado aos profissionais de saúde e de outras áreas de interesse.

    A coordenação do evento fica a cargo da Superintendência Médica e Qualidade e Segurança do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que conquistou este ano, pela terceira vez, da reacreditação da Joint Commission International (JCI), a mais importante e tradicional instituição global dedicada à melhoria da qualidade e segurança das empresas que atuam na área da saúde.

    O encontro, que terá como tema “Inovação para a gestão da Qualidade e Segurança”, reunirá profissionais do Hospital Alemão Oswaldo e convidados para debater questões atuais sobre inovação na área de qualidade e segurança hospitalar, a importância da transformação digital da Telemedicina e de protocolos institucionais que impactem na redução da mortalidade e possibilitem mais qualidade de vida para o paciente durante o tratamento, além da redução de custos operacionais.

    Durante o evento, serão debatidos três cases: um sobre o câncer, que abordará como os novos tratamentos podem trazer melhorias para o estado clínico do paciente em longo prazo e seus impactos financeiros. O segundo case apresentará a cirurgia metabólica precoce e a redução do diabetes. Já o último discutirá como o profissional da saúde pode se beneficiar com essas inovações, por meio da busca pela sustentabilidade na saúde.Um bom exemplo é o Programa Bem-Estar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    Os participantes terão a oportunidade de assistir também a palestra “O Jeito Disney para inovar”, com o especialista em Excelência Disney no Brasil, Alexandre Slivnik.

    Além das palestras, no ato da inscrição, os participantes poderão escolher  participar de uma das quatro oficinas: Modelo Assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Gestão de Equipamentos e Tecnologia, Quadruple Aim e Design Thinking e Disclosure, no qual serão abordadas questões relacionadas à transparência de informações, como forma de relacionamento estratégico entre o Hospital e seus pacientes.​

Abertas inscrições para a IV Jornada de Prevenção e Controle de IRAS


08/09/2016

    Já começaram as inscrições para a IV Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que será realizado no dia 15 de outubro no auditório do próprio hospital. Apesar de ter como públicos-alvo profissionais da área médica e de enfermagem, o evento é aberto a todos os profissionais da área da saúde.

    Entre os principais temas a serem debatidos estão: Influência do fluxo laminar nas infecções de próteses ortopédicas; experiência com a epidemia Ebola e o preparo para o enfrentamento de novas epidemias; e avanços no diagnóstico laboratorial das infecções por bactérias multirresistentes.

    O evento tem coordenação de Dr. Ícaro Boszczowski e de Paula Almeida.

    Serviço:
    IV Jornada de Prevenção e Controle de IRAS - Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde Data: 15 de Outubro de 2016
    Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Auditório da Torre E - 1º subsolo
    Rua Treze de Maio, 1815 – Paraíso - SP
    Horário: 7h30 às 16h
    Informações e inscrições:
    Tel: 11 3549-0577/0585
    E-mail: iecs@haoc.com.br

FECS abre inscrições para Coaching de Saúde e Bem-Estar


11/07/2016

    ​Já estão abertas as inscrições para o Coaching de Saúde e Bem-Estar da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destinado a profissionais da área de saúde que buscam trazer para seus pacientes e clientes um estilo de vida mais saudável através da mudança no comportamento e estilo de vida.

    O curso tem duração de 4 meses e é estruturado em diretrizes internacionais e também na experiência do programa de coaching adotado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde 2010. A programação inclui aulas teóricas e atendimento prático supervisionado, com o objetivo de auxiliar o profissional a desenvolver suas habilidades como coach de bem-estar.

    Mais informações sobre o Coaching de Bem-Estar e Saúde clique aqui​.

Cursos de pós-graduação e MBA da FECS com matrículas abertas


20/04/2016

    Quem quer se especializar em saúde ainda tem tempo para se inscrever para as turmas de 2016 dos cursos de pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar, Gerontologia, Psicologia Hospitalar com ênfase em Terapia Cognitiva e Enfermagem em Terapia Intensiva, além do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde e do MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação – Parceria CBA, da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Para realizar sua matrícula, basta preencher o formulário e selecionar o curso de preferência:


    Clique Aqui​​

Alunos da FECS recebem boas-vindas em aula inaugural do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde


19/04/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou na última sexta-feira (15/4) sua aula inaugural do MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. O evento deu boas-vindas aos novos alunos do curso com a palestra “Gestão da Educação e Desenvolvimento Profissional”, ministrada pelo Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da FECS.

    O diretor contou um pouco do histórico do Hospital, dos investimentos empregados em novas tecnologias e da criação do IECS e da FECS, que surgiram da necessidade de investir na capacitação de profissionais e em pesquisa científica.

    Durante o evento, os novos alunos também se apresentaram e contaram um pouco de sua formação e trajetória profissional. São médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, administradores, entre outros,  que se interessaram pela grade do curso e almejam aprofundar-se em gestão e administração, pontos que agregam a qualquer área da saúde.

    A coordenadora do curso, Isabel Cristina Scafuto, também falou sobre a sua experiência em gestão e consultoria em educação. Isabel ressaltou que a primeira turma trouxe muitas sugestões e que o curso irá superar as expectativas dos profissionais.

    O diretor acadêmico da FECS, Prof. Dr. Andrea Bottoni, destacou que aprender sobre gestão é útil em tudo que fazemos e que o curso auxilia a conhecer as principais ferramentas de gestão, pois conta com docentes que aliam conhecimento acadêmico e vivência de mercado. “Isso contribui para que o curso seja um diferencial estratégico na carreira de cada um.“

    Durante a palestra, Dr. Jefferson  questionou a plateia sobre as atividades dos profissionais de saúde. Os principais pontos levantados foram a troca de conhecimento com foco no paciente, no seu bem-estar e o trabalho em equipe. “A grande finalidade é cuidar de vidas, o que inclui a prevenção de doenças e a manutenção da saúde. Para isso, são necessárias excelência institucional e competência profissional, que é juntar conhecimento e habilidades”, explicou.

    A discussão também abordou os pontos que os pacientes querem de uma instituição de saúde: segurança, acolhimento, qualidade e rapidez no atendimento, credibilidade e confiança.

    O diretor apresentou em seguida os diversos cenários da saúde no Brasil, tanto no sistema público quanto no privado, destacando os principais problemas e desafios, como a falta de gerenciamento, infraestrutura e incentivo à prevenção de doenças, o que evitaria o custo efetivo.

    Para mudar e melhorar esse cenário, Dr. Jefferson ressaltou a inovação, que é a capacidade de mudar a realidade com criatividade.  Para promover mudanças na educação em saúde é preciso dar o exemplo, levar à reflexão, incentivar e inspirar as qualidades de liderança.

    O diretor estimulou os alunos a pensarem sobre qual tipo de instituição querem trabalhar, que profissionais pretendem ser e se estão preparados para as mudanças no cenário atual da saúde, onde as pessoas estão vivendo mais.

    Dr. Jefferson finalizou a palestra ressaltando que o MBA é um grande passo para a profissionalização da gestão e o aprendizado organizacional é uma vantagem competitiva para o mercado. “A organização precisa ser baseada em conhecimento, educação corporativa e qualificação”, concluiu.​

Seminário Gestão em Saúde discute os benefícios da tecnologia e os desafios da informatização


11/04/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou no dia 28 de março mais uma edição do Seminário Gestão em Saúde – 2016. Os temas abordados durante o encontro foram os benefícios da tecnologia para o paciente e os desafios da informatização hospitalar nos dias de hoje.


    A abertura do evento foi realizada pelo superintendente executivo do Hospital, Paulo Vasconcellos Bastian, e a coordenação e mediação das palestras foram realizadas pelo diretor geral da FECS e superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, e pelo diretor acadêmico da FECS e gerente de Educação Médica do Hospital, Prof. Dr. Andrea Bottoni.


    Com a palestra "Aplicamos a inovação em tecnologia para beneficiar nossos pacientes?", Lilian Quintal Hoffman, superintendente executiva de Tecnologia da Informação do Hospital Beneficência Portuguesa, explicou que a tecnologia veio para melhorar os processos, mas é preciso avaliar quais são as necessidades dos pacientes quando se fala em inovação.


    Entre os destaques tecnológicos, Lilian mostrou a evolução dos centros cirúrgicos e dos prontuários médicos. "Nem sempre é fácil quando se fala de sistemas e de infraestrutura, poisé necessário muito investimento em mobilidade e segurança da informação." Ela ainda ressaltou que os sistemas devem atender a área de saúde como um todo. "Hoje já é uma realidade termos profissionais de TI especializados em sistemas para o mercado da saúde, mas ainda falta desenvolver técnicas que atendam a todos e que exista mobilidade desses sistemas para qualquer tipo de dispositivo, seja desktop ou móveis."


    Segundo Lilian, as vantagens de um prontuário médico digital são inúmeras. É possível ter disponível em um só lugar o histórico da evolução da doença, todos os exames realizados e medicamentos que foram ministrados, evitando exames desnecessários. Lilian acrescentou ainda que a maioria dos pacientes quer ter acesso aos seus dados, seja para compartilhar com outros que têm o mesmo problema e trocar experiências, seja para outra finalidade. Por isso, cada vez mais assuntos voltados à saúde estão presentes nas redes sociais e em comunidades que debatem temas afins.


    A superintendente também discorreu sobre o atendimento virtual. "Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, ele não afasta o médico do paciente e sim oferece cuidado a quem não está por perto, oferecendo a possibilidade de se atender a quem não poderia ser atendido por causa da distância.", finaliza.


    Informatização Hospitalar


    Denis da Costa Rodrigues, gerente de tecnologia da informação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, falou em sua palestra sobre os "Desafios da Informatização Hospitalar" e destacou a importância de utilizar bem as tecnologias e identificar os diferentes perfis de usuários dentro da área da saúde.


    De acordo com Rodrigues, é preciso produzir, armazenar e disseminar os registros eletrônicos dos pacientes de forma correta. Além disso, é preciso deixar claro para os profissionais envolvidos quais são os pontos positivos do uso correto desse tipo de tecnologia. "O prontuário de papel depende de local físico para armazenamento, tem uma escrita manual que pode dificultar o entendimento e o acesso ao histórico do paciente. Com o prontuário eletrônico temos uma base única de dados, fácil acesso e rastreamento da informação e legibilidade, o que torna possível avaliar todas as dosagens e horários da medicação, tudo online e a partir de qualquer dispositivo móvel.", explica.


    Como as informações são sigilosas, garantir a segurança da informação ainda é o principal desafio das tecnologias para a área da saúde. "Existem ameaças que precisam ser previstas e evitadas, como acessos anônimos e interrupção dos serviços, por exemplo."


    A usabilidade também é um obstáculo a ser superado e a interação entre vários sistemas ainda é ineficiente. Rodrigues destaca que a estratégia para implementar tecnologia de qualidade é criar processos e oferecer treinamento adequado a todas as equipes que irão utilizar o sistema.


    Para finalizar, ele ainda listou as tendências e soluções para integrar médico e paciente: sistemas de apoio à decisão clínica e cuidados personalizados com acesso por dispositivos móveis.


    Após as palestras, os presentes participaram de um debate sobre os temas e tiraram dúvidas com os interlocutores.


    O próximo Seminário Gestão em Saúde será realizado em 31 de outubro.

FECS realiza seminário gratuito sobre gestão em saúde


10/03/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza, no próximo dia 28 de março, mais uma edição do Seminário Gestão em Saúde - 2016. Dessa vez, serão levantados dois temas para discussão: "Aplicamos a inovação em tecnologia para beneficiar nossos pacientes?" e "Desafios da informação hospitalar".


    As inscrições são gratuitas e abertas ao público geral. Os interessados devem se inscrever pelos telefones (11) 3585-0584 e 3585-0585 ou pelo e-mail: iecs@haoc.com.br.


    A FECS conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores com passagem por instituições de ensino renomadas. Além disso, a instituição realiza parcerias internacionais e cooperação com universidades brasileiras.


    Programação: Seminário Gestão em Saúde 2016


    17h30 – Welcome Coffee


    18h – Abertura: Paulo Vasconcellos Bastian – superintendente executivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    18h10 – Palestra: Aplicamos a inovação em tecnologia para beneficiar nossos pacientes? – Lilian Quintal Hoffman – superintendente executiva de tecnologia da informação do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.


    18h40 – Palestra: Desafios da informação hospitalar – Denis da Costa Rodrigues – gerente de tecnologia da informação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    19h10 – Discussão.


    19h30 – Encerramento.


    Coordenação e Moderação das palestras: Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, diretor geral da FECS e superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Dr. Andrea Bottoni, diretor acadêmico da FECS e gerente de Educação Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Serviço:


    Data: 28/03; 2ª feira
    Horário: das 17h30 às 19h30
    Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
    Endereço: Rua Treze de Maio, 1.815 – Torre E – 1º subsolo (Próximo das estações do Metrô Vergueiro e Brigadeiro.
    Inscrições e informações: (11) 3585-0584 e 35850585 ou iecs@haoc.com.br
    Gratuito

Evento Joint Medical Stanford aborda inovação na medicina


08/03/2016

    No próximo dia 15/04, das 8 às 10 horas, será realizado no auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o evento Joint Medical Stanford.

    Nesta edição o tema discutido será a Inovação na Medicina e saúde digital (e-health) e contará com a presença do palestrante Dr. Robson Capasso, professor assistente de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Stanford University School of Medicine. 

    Denis Rodrigues, gerente de Tecnologia da Informação do hospital também fará uma palestra durante o evento para falar sobre as tendências de inovação em saúde.

    O evento é gratuito. Informações e inscrições pelo email: iecs@haoc.com.br ou pelos telefones (11) 3549-0584/0585​.

    Confira a programação completa do evento:

    http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=78​

    ​​​

1º Open Day reúne especialistas e interessados nos cursos de pós-graduação da FECS


04/03/2016

    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou no último sábado (27/02) o 1º Open Day. O evento, que foi gratuito e voltado para profissionais interessados em discutir estratégias para o desenvolvimento da carreira na área da saúde, contou com a participação de sessenta pessoas.


    A abertura foi realizada pelo diretor acadêmico da FECS, Prof. Dr. Andrea Bottoni, que ressaltou a importância de aproximar quem está em busca de aprimoramento profissional do universo acadêmico e dos docentes com vasta experiência nesse mercado.


    As palestras que seguiram abordaram as competências essenciais para uma atuação eficiente no mercado da saúde. A primeira do dia foi da supervisora de Desenvolvimento Humano do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Enf. M.a. Andrea Fini, intitulado "Competências essenciais do profissional para o mercado da saúde".


    Entre os principais pontos discutidos ao longo da apresentação, Andrea destacou que o planejamento e a organização são fundamentais, mesmo nas atividades mais simples. "O profissional dos dias de hoje precisa saber priorizar e assumir responsabilidades para o seu crescimento. Aproveitar todas as oportunidades para desenvolver suas competências e ser o protagonista do seu desenvolvimento", concluiu.


    "Competências individuais x Competências empresariais" foi o tema discutido na segunda palestra, ministrada pelo Prof. Dr. Fernando Serra, pesquisador e consultor em Administração Estratégica. O palestrante reforçou a importância do aprendizado na prática e na construção da experiência. "Ninguém aprende com a experiência do outro. É preciso se identificar com a organização e vivenciar uma rotina de trabalho para aprender a administrá-la e ter estratégia para tomar decisões de como fazer e o que fazer!"


    Além disso, Serra também abordou o papel do gestor, que é o de administrar pessoas e não apenas uma organização. "Desenvolver essas competências é um desafio para fazer a sua estratégia acontecer e que as pessoas da sua equipe se alinhem a ela."


    Após as palestras, os coordenadores de cada um dos cursos de pós-graduação e MBA oferecidos pela FECS apresentaram o conteúdo abordado nos cursos e seus diferenciais.


    Ao final do evento, os participantes puderam fazer uma visita monitorada pelas instalações do Hospital, de acordo com o curso de interesse.


    Conheça todos os nossos cursos de pós-graduação aqui

Participe do VII Curso IPC de Atualização de Cirurgias da Coluna


04/03/2016

    Nos dias 30 e 31 de março, o Instituto de Educação em Ciências da Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizará o VII Curso IPC – Atualização de Cirurgias da Coluna.


    O evento, coordenado pelo Dr. Luiz Pimenta, contará com a presença de dois palestrantes internacionais: Prof. Dr. Jürgen Harms e Prof. Dr. William Taylor, especialistas em tratamentos da coluna.


    As palestras abordarão temas como: escoliose idiopática do adolescente, escoliose congênita, deformidade do adulto, doença degenerativa do disco, fusão intersomática, cervical, espondilolistese de alto grau, casos clínicos e tumores.


    Informações e inscrições pelo email: iecs@haoc.com.br ou pelos telefones (11) 3549-0584/0585.


    Confira a programação completa do evento aqui.​

Importância da terapia nutricional é discutida durante IV Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea


17/02/2016

    Evento será realizado neste sábado, dia 20 de fevereiro​


    A desnutrição é um importante fator de risco para a piora da evolução clínica de pacientes internados. Ciente da importância da terapia nutricional no ambiente hospitalar, o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove no próximo dia 20 de fevereiro o IV Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea, voltado a profissionais e estudantes das diversas áreas da saúde.


    O evento tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a importância da nutrição hospitalar no processo de cuidado individualizado do paciente. Estudos nacionais e internacionais consideram a desnutrição como uma doença altamente prevalente, já que acomete de 29% a 54% das pessoas que dão entrada em hospitais ao redor do mundo para internações. O Ibranutri (Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional Hospitalar), estudo realizado em diversas regiões brasileiras com 4.000 pacientes internados, identificou que metade dessas pessoas estavam desnutridas.


    A desnutrição hospitalar pode não estar apenas relacionada à carência de nutrientes, ela pode ter associação com a idade do paciente, gravidade da doença de base, presença de infecções e comorbidades.


    "Quadros graves de desnutrição hospitalar comprometem a boa evolução clínica do paciente, elevando os riscos de intercorrências, de quadros infecciosos e do tempo de internação. A desnutrição também aumenta a incidência de mortalidade hospitalar", afirma o Dr. Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Por essas razões, a terapia nutricional é de fundamental importância para garantir o aporte de nutrientes ao paciente durante o período de internação hospitalar. Diversas doenças causam alterações hormonais e metabólicas. Um acompanhamento focado no balanceamento nutricional adequado e realizado por equipe qualificada é indispensável para o sucesso do tratamento e para a boa recuperação do paciente.


    A presença de Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) nos hospitais brasileiros é uma exigência do Ministério da Saúde e deve ser composta por ao menos quatro tipos de profissionais: médico, nutricionista, farmacêutico e enfermeiro.


    As inscrições para o IV Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea podem ser feitas pelos telefones (11) 3549-0584 e 3549-0585 ou pelo email: iecs@haoc.org.br.
    Os valores variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 conforme tabela abaixo:



    IV Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea

    Valor

    Médico

    Outros profissionais

    Residentes, estudantes e profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

    Até 19/02

    R$ 90,00

    R$ 70,00

    R$ 50,00

    No evento

    R$ 100,00

    R$ 80,00

    R$ 60,00

     


    Serviço:

    Data: 20 de fevereiro de 2016 – sábado

    Horário: das 8 às 16 horas

    Local: Hospital Alemão Oswaldo Cruz – Rua 13 de Maio, 1.815 – Paraíso – São Paulo (Próximo as estações de Metrô Vergueiro e Brigadeiro) - Auditório da Torre E – 1º subsolo.

    Informações e inscrições: pelos telefones (11) 3549-0584 e 3549-0585 Estacionamento: R$ 10,00 (preço fixo para o período do evento)​


    ​ 

Mapeamento do genoma humano para uma medicina personalizada


15/02/2016

    Hospital Alemão Oswaldo Cruz fecha parceria com empresa internacional para ferramenta de apoio à decisão médica


    Cada um de nós é único, com um organismo e uma carga genética totalmente diferente dos demais. Isto impacta na probalidade de desenvolver determinadas doenças ou nas respostas terapêuticas a medicamentos.


    Buscando trazer inovação tecnológica a médicos e pacientes, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com a Coimbra Genomics, empresa de Medicina Personalizada de origem portuguesa, proprietária da plataforma de software ELSIE®.


    A plataforma ELSIE® é a primeira do genero e permite que médicos consultem o genoma dos seus doentes através de “perguntas genomicas” padronizadas, no contexto de consultas médicas normais. O sistema, armazenado na “nuvem”, fornece ao médico relatórios fáceis de ler e interpretar, contendo informação validada, relevante para decisões clínicas precisas e individualizadas sobre prescrição de terapias, diagnóstico e prognóstico. Trata-se da primeira solução simples, altamente escalável e completamente segura para fazer medicina personalizada.


    O processo envolve a análise do sequenciamento genômico (mapeamento completo do genoma) a partir de uma amostra de sangue. Após o cadastramento no ELSIE®, o paciente e seu médico poderão acessa-lo para obter a informação solicitada. O sistema é desenvolvido para manter total sigilo das informações, pois existem duas chaves físicas, uma para o paciente e outra para o médico, evitando assim que sua carga genética seja analisada sem autorização prévia, uma vez que o sistema só funciona com ambas as chaves inseridas simultaneamente. O próximo passo é a análise médica do que se almeja saber: Propensão a câncer de mama? Risco de Alzheimer? Qual o probabilidade de resposta a determinado medicamento? Assim, o médico faz a pergunta para o ELSIE® e este retorna com respostas precisas para aquele indivíduo.


    “A parceria entre a Coimbra Genomics e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz nos coloca na vanguarda na implementação da medicina personalizada, trazendo maior previsibilidade e precisão na assistência aos nossos pacientes, através do uso e disseminação do sequenciamento genômico” avalia o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Um conjunto global de alianças que envolve instituições como o Preventicum Institute for Individualized Medicine (Essen, Alemanha), o Rambam Medical Center (Haifa, Israel), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (Portugal), a Ruppiner Kliniken (Região Berlim-Brandenburgo, Alemanha) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo, Brasil) participarão de um estudo piloto para os testes finais antes do lançamento comercial desta plataforma.

    ​​

Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa do Syte eHealth Summit Brazil


29/01/2016

    Conferência global, que promove conexão entre players do mercado de saúde, investidores e startups, acontece no dia 1 de fevereiro, em São Paulo


    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz marca presença na Syte eHealth Summit Brazil, que acontece no dia 1 de fevereiro, no INRAD - Instituto de Radiologia, das 8h30 às 13h30.


    O Hospital estará presente em duas sessões. A primeira será o "Painel de Discussão da Indústria: Futuro do e-Health", com a participação de Denis da Costa Rodrigues, gerente de TI, já na segunda participação, o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta, junto com o Dr. Andreas Keck, CEO do Syte Institute o tema "Impacto da e-Health".


    Durante o evento, ainda serão discutidos diversos temas relacionados a saúde digital, incluindo o papel do Brasil como um dos principais mercados globais de e-Health. O Syte eHealth Summit Brazil contará com a presença de diversos formadores de opinião, investidores e especialistas.


    Serviço:


    Syte eHealth Summit Brazil 2016
    Data: 1 de fevereiro de 2016
    Horário: das 8h30 às 13h.
    Local: INRAD - Instituto de Radiologia
    Endereço: Rua Dr. Ouvidio Pires de Campos, 075 - Portaria 1 - Cerqueira César, São Paulo ​

Lista Aprovados 1ª Fase Processo Seletivo Curso de Especialização em Ecocardiografia


15/01/2016

    ​A Diretoria Acadêmica da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital 

    Alemão Oswaldo Cruz informa o resultado da 1ª fase do Processo Seletivo 2016, para o 

    Curso de Especialização em Ecocardiografia


    Lista de Aprovados: clique aqui​

Provas Agendadas para o Curso Superior em Tecnologia em Gestão Hospitalar podem ser realizadas até 21 de janeiro


11/01/2016

    Agende seu vestibular para a Faculdade de Educação em Ciências da Saúde – FECS


    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz divulga o calendário disponível para a realização das provas agendadas para o Curso Superior em Tecnologia em Gestão Hospitalar. O curso promove a formação de profissionais para o planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde. A estrutura curricular articula teoria e prática, contemplando as áreas de gestão de pessoas, finanças, custos, auditoria, logística de medicamentos, materiais e patrimônio, processos de qualidade e responsabilidade social.


    Após efetuar a inscrição no site da FECS, os candidatos podem agendar a sua prova para a realização do vestibular no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar pelo telefone (11) 3654-0654 ou (11) 3549-0889 ou e-mail contato@fecs.org.br. Confira, abaixo, as datas e horários disponíveis para realização da prova.


    Calendário para realização das provas agendadas – Janeiro/2016


    Datas e horários:


    11/01 - 10h/ 14h ou 17h
    12/01 - 10h/ 14h ou 17h
    13/01 - 10h/ 14h ou 17h
    14/01 - 10h/ 14h ou 17h
    18/01 - 10h/ 14h ou 17h
    19/01 - 10h/ 14h ou 17h
    20/01 - 10h/ 14h ou 17h
    21/01- 10h/ 14h ou 17h


    Os resultados serão divulgados em até dois dias após a realização das provas. Se aprovado, a data para a realização da matrícula segue no calendário abaixo:


    Calendário para Matrículas:


    08/01 - matrículas para candidatos que realizaram as provas entre os dias 04 e 06/01;
    11/01 - matrículas para candidatos que realizaram as provas em 07/01;
    15/01 - matrículas para candidatos que realizaram as provas entre os dias 11 e 13/01;
    18/01 - matrículas para candidatos que realizaram as provas em 14/01;
    22/01 - matrículas para candidatos que realizaram as provas em 21/01.


    As matrículas devem ser realizadas presencialmente, na secretaria acadêmica, das 10h às 20h. Consulte a lista de documentos necessários disponível no site.

Agende a sua prova para o vestibular do Curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar da FECS. Confira as datas!


05/01/2016

    Até o dia 21 de janeiro serão realizadas provas agendadas para o vestibular do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde - FECS do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    O curso tem como objetivo formar profissionais, por meio de aulas teóricas para o planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde.


    A grade curricular abrange gestão de pessoas, finanças, custos, auditoria, logística de medicamentos, materiais e patrimônio, processos de qualidade e responsabilidade social.


    Após se inscrever pelo site www.fecs.org.br os candidatos podem agendar a sua prova para o vestibular pelos telefones (11) 3654-0654 e (11) 3549-0889 ou pelo e-mail contato@fecs.org.br.


    Confira as datas disponíveis para agendamento: clique aqui!​

    ​​

Aprovados vestibular 13.12.15


16/12/2015

    A FECS, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, de acordo com a determinação da diretoria em publicação do edital 2016/1, faz saber o que segue:


    Lista de Aprovados no processo seletivo de Graduação 2016 - clique aqui​

Pós-graduação da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece descontos especiais para inscrições antecipadas


14/12/2015

    Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) oferece cursos de especialização em áreas médicas e multiprofissionais


    O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece descontos especiais para os candidatos que se inscreverem antecipadamente.


    Para a pós-graduação multiprofissional a FECS oferece vagas para os cursos de Enfermagem em Terapia Intensiva, Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material Esterilizado, de Fisioterapia Hospitalar, de Psicologia Hospitalar com ênfase em Teoria Cognitiva e de Gerontologia. As aulas devem começar em abril de 2016. Já as aulas da pós-graduação em Nutrição Hospitalar têm previsão de início para fevereiro do próximo ano.


    A Pós-Graduação Lato Sensu da área Médica, oferece oportunidade de aperfeiçoamento em Cirurgia Robótica em Urologia, Ecocardiografia, Clínica Médica e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Nestes casos, as aulas estão previstas para começar em março de 2016.


    Os descontos também contemplam as inscrições para o MBA de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, o MBA de Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, em parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), instituição responsável no Brasil pela acreditação pela Joint Commision International, e o MBA de Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde, em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). As aulas do MBA devem começar em abril do próximo ano.


    Mais informações sobre o período de inscrição de cada curso podem ser obtidas pelo e-mail contato@fecs.com.br ou pelo telefone (11) 3549-0654. Confira, abaixo, a relação de cursos e vagas.


    Programa de Pós Graduação da FECS 2016

    Curso

    Previsão de início das aulas

    Enfermagem em Terapia Intensiva

    Abril/2016

    Enfermagem em Centro Cirúrgico e
    Centro de Material Esterilizado

    Abril/2016

    Fisioterapia Hospitalar

    Abril/2016

    Psicologia Hospitalar com ênfase em
    Teoria Cognitiva

    Abril/2016

    Gerontologia

    Abril/2016

    Nutrição Hospitalar

    Fevereiro/2016

    Cirurgia Robótica em Urologia

    Março/2016

    Ecocardiografia

    Março/2016

    Clínica Médica

    Março/2016

    Cirurgia Bariátrica e Metabólica

    Março/2016

    MBA de Administração Hospitalar e Gestão em Saúde

    Março/2016

    MBA de Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação

    Março/2016

    MBA de Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde

    Março/2016


    Sobre a FECS


    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores de outras áreas do conhecimento, com passagem por instituições de ensino renomadas.
    Faculdade de Educação em Ciências (FECS) – www.fecs.org.br

Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias lança aplicativo


10/12/2015

    A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), da qual o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é membro, está mais dinâmica com o aplicativo desenvolvido para tablets e smartphones (Android e iOS). No aplicativo é possível acompanhar diversos assuntos como: resultados de estudos, eventos no Brasil e no mundo, cursos, chamadas para editais, bem como o acesso ao repositório de estudos da REBRATS, canal do Youtube, Facebook e muito mais.


    Baixe o aplicativo para Android:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rebrats.rebratsapp&hl=pt_BR


    Baixe o aplicativo para iOS:
    https://itunes.apple.com/us/app/rebrats/id1060700118?mt=8

HAOC debate tecnologias digitais com Stanford


07/12/2015

    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou, nesta quarta-feira (02/12), uma teleconferência com o Stanford Hospital & Clinics, da Universidade de Stanford, EUA. Com palestra do Dr. Homero Rivas, Professor Assistente de Cirurgia e Diretor de Cirurgia Inovadora da universidade americana, a reunião teve como tema: "Como tecnologias digitais de saúde estão mudando a prática da medicina".


    A coordenação foi do Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da FECS.


    A próxima teleconferência com Stanford está prevista para o início de 2016. ​

Aprovados vestibular 22.11.16


26/11/2015

    A FECS, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde, de acordo com a determinação da diretoria em publicação do edital 2016/1, faz saber o que segue:

    Lista de Aprovados no processo seletivo de Graduação 2016 – clique aqui​

FECS realiza seminário gratuito sobre gestão em saúde


25/11/2015

    Evento acontece no próximo dia 30 de novembro


    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza, no próximo dia 30 de novembro, o Seminário Gestão em Saúde - 2015. Com inscrições gratuitas, o evento é composto por duas palestras focadas em acreditação hospitalar, educação corporativa e gestão da qualidade.


    As discussões são direcionadas para profissionais de diversas áreas de formação que desejam ampliar seus conhecimentos em melhorias de processos e na gestão eficaz da qualidade. Para participar, os interessados devem efetuar a sua inscrição pelo telefone (11) 3549-0654 ou pelo e- mail: contato@fecs.org.br


    A FECS conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores com passagem por instituições de ensino renomadas. Além disso, a instituição realiza parcerias internacionais e cooperação com universidades brasileiras.


    Programação: Seminário Gestão em Saúde 2015


    Palestra: Acreditação Hospitalar: o constante desafio da melhoria contínua dos processos – Heleno Costa Júnior – gerente do Instituto de Conhecimento, Ensino e Pesquisa do Hospital Samaritano.


    Palestra: Educação corporativa e gestão da qualidade: um binômio de sucesso – Cleusa Ramos Enck – superintendente de Desenvolvimento Humano e Institucional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Moderação das palestras: Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, diretor geral da FECS e superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Dr. Andrea Bottoni, diretor acadêmico da FECS e gerente de Educação Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


    Serviço:
    Data: 30/11; 2ª feira
    Horário: das 17h30 às 19h30
    Local: Auditório do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Endereço: Rua Treze de Maio, 1.815 – Torre E – 1º subsolo (Próximo das estações do Metrô Vergueiro e Brigadeiro.
    Inscrições e informações: (11) 3549-0654 ou contato@fecs.org.br
    Gratuito​

Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas para Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar


05/10/2015

    Graduação tem como objetivo tornar profissionais aptos a atender as necessidades mercadológicas do setor de saúde; inscrições para o curso podem ser efetuadas de 5/10 a 18/11


    A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, está com inscrições abertas para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Os interessados poderão se candidatar a uma das vagas do curso de 5 de outubro a 18 de novembro por meio do site www.fecs.org.br. O processo seletivo será realizado no dia 22 de novembro, às 9 horas, no próprio hospital.


    Com três anos de duração, a graduação tem como o objetivo formar profissionais habilitados em planejamento, organização e gerenciamento de pessoas e processos de trabalho em organizações de saúde. "Percebemos que o Brasil está aumentando a sua demanda em serviços de saúde e acreditamos que podemos colaborar para a formação de profissionais capacitados para atendê-la. Há uma grande oportunidade para investir em qualificação profissional, especialmente quando já se tem dentro de casa o conhecimento acumulado, o que é o caso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz", ressalta o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da FECS.


    Com este propósito, a grade curricular foi estruturada para desenvolver nos profissionais capazes uma visão abrangente (tanto prática, como teórica) sobre os processos que envolvem uma gestão de saúde, desde custos e finanças, passando pela logística de medicamentos, até a gestão de pessoas e responsabilidade social. Dessa maneira, os alunos poderão atuar nos diversos setores de um hospital, em clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde.


    "Os colaboradores da área administrativa das instituições de saúde são aqueles que apoiam o bom funcionamento da área assistencial, por isso, a grande necessidade de atualização e aperfeiçoamento. Por isso a importância de estruturar um curso em que a teoria e a prática caminhem juntas", afirma Prof. Dr. Jefferson.


    A FECS conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores com passagem por instituições de ensino renomadas. Além disso, a instituição conta com parcerias internacionais e cooperação com universidades brasileiras.


    Serviço:
    Vestibular FECS 2016 – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar
    Período de inscrição: de 05/10 a 18/11
    Inscrições: pelo site www.fecs.org.br
    Data da prova: 22/11; domingo
    Horário da prova: às 9 horas
    Local: Rua João Julião, 245 – 1º andar - Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS)
    Mais informações: pelo telefone (11) 3549-0654 ou pelo e-mail contato@fecs.org.br​

MBA com foco na Acreditação Hospitalar está com inscrições abertas


28/09/2015

    Curso prepara profissionais para gestão em qualidade e segurança


    Os interessados em aprimorar os conhecimentos na área de gestão poderão se inscrever, até o dia 1º de outubro, para o MBA de Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação, lançado pela Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O CBA representa no país a Joint Commission International (JCI), importante organização mundial de Acreditação Hospitalar.


    Conforme o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Diretor Geral da FECS, "este MBA e a parceria com a CBA trazem um diferencial muito importante no mercado de formação dos profissionais da área da saúde. O Curso conta com equipe docente qualificada, com produção acadêmica e experiência na área de Qualidade e Segurança do Paciente e notório saber na Metodologia da JCI".


    Este MBA busca formar gestores e profissionais de instituições de saúde, públicas e privadas, para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade e segurança em saúde. Um número cada vez maior de estabelecimentos de saúde do Brasil tem buscado a Acreditação Hospitalar, principalmente a da JCI, processo de certificação mundialmente reconhecido que objetiva desenvolver nas instituições um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente.


    Entre as disciplinas do curso estão: Qualidade aplicada às instituições de saúde; Qualidade e Acreditação em saúde; Gestão e planejamento em saúde; Gestão de custos nas instituições de saúde; Qualidade e Segurança em saúde – gestão de risco; Gerenciamento da informação; Gerenciamento do ambiente em instituições de saúde; Direitos dos pacientes e familiares; Gerenciamento e uso de medicamentos; e Indicadores de desempenho baseados no programa de Acreditação Internacional.


    As inscrições para o curso podem ser feitas pelo próprio site da FECS (www.fecs.org.br) Outras informações podem ser solicitadas por meio do telefone (11) 3549-0654 ou pelo email: contato@fecs.org.br.


    O MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação terá início na segunda quinzena de Agosto/15 e será sediado nas dependências da FECS - Rua João Julião, 245 – 1º andar (Próximo das estações de metrô Vergueiro e Brigadeiro). ​

Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz participa de evento nos EUA


17/08/2015

    O Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Diretor Geral da Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, foi convidado a fazer parte do Advisory Board para a América Latina do UpToDate que é o provedor atualmente líder mundial de tecnologia de informações baseadas em evidências para apoio às decisões clínicas.

    Nos dias 13 e 14 de agosto foi realizado, em Miami (EUA), o encontro “UpToDate Advisory Board 2015” que discutiu o futuro das ferramentas de apoio à decisão clínica e as possibilidades de evolução do UpToDate, no sentido de contribuir para a melhoria dos desfechos para os pacientes, incluindo os aspectos de qualidade e segurança dos cuidados aos pacientes.

    Neste encontro, participaram representantes de instituições do Brasil, México, Chile, Argentina e Colômbia, que contribuíram com sugestões para o aperfeiçoamento desta ferramenta de apoio aos profissionais médicos. Publicações científicas mostram que entre os resultados do uso do UpToDate estão a redução do tempo de permanência hospitalar, redução da taxa de complicações e da mortalidade hospitalar. A possibilidade de integração ao prontuário eletrônico e acesso remoto são funcionalidades recentes que visam facilitar o uso e acesso a esta tecnologia.​

     

FECS e CBA fecham parceria em MBA com foco na Acreditação Hospitalar


22/07/2015

    Curso prepara profissionais para gestão em qualidade e segurança


    A Faculdade de Educação e Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança o MBA de Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação em parceria com o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA). O CBA representa no país a Joint Commission International (JCI), importante organização mundial de Acreditação Hospitalar.

    Conforme o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Diretor Geral da FECS, “este MBA e a parceria com a CBA trazem um diferencial muito importante no mercado de  formação dos profissionais da área da saúde. O Curso conta com equipe docente qualificada, com produção acadêmica e experiência na área de Qualidade e Segurança do Paciente e notório saber na Metodologia da JCI”.

    Este MBA busca formar gestores e profissionais de instituições de saúde, públicas e privadas, para o planejamento, organização, desenvolvimento e avaliação dos processos de qualidade e segurança em saúde. Um número cada vez maior de estabelecimentos de saúde do Brasil tem buscado a Acreditação Hospitalar, principalmente a da JCI, processo de certificação mundialmente reconhecido que objetiva desenvolver nas instituições um conjunto de padrões concebidos para melhorar a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente.

    Entre as disciplinas do curso estão: Qualidade aplicada às instituições de saúde; Qualidade e Acreditação em saúde; Gestão e planejamento em saúde; Gestão de custos nas instituições de saúde; Qualidade e Segurança em saúde – gestão de risco; Gerenciamento da informação; Gerenciamento do ambiente em instituições de saúde; Direitos dos pacientes e familiares; Gerenciamento e uso de medicamentos; e
    Indicadores de desempenho baseados no programa de Acreditação Internacional.

    As inscrições para o curso podem ser feitas pelo próprio site da FECS (www.fecs.org.br) Outras informações podem ser solicitadas através do telefone (11) 3549-0654 ou pelo email: contato@fecs.org.br.

    O MBA Qualidade em Saúde: Gestão e Acreditação terá início na segunda quinzena de Agosto/15 e será sediado nas dependências da FECS - Rua João Julião, 245 – 1º andar (Próximo das estações de metrô Vergueiro e Brigadeiro). 


    Informações para a imprensa

    In Press Porter Novelli

    Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518 – giuliana.gregori@inpresspni.com.br
    Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655 – carolina.motta@inpresspni.com.br
    Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323 – 1597 – alessandra.fragata@inpresspni.com.br

    Gerência de Marketing e Comunicação

    Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br​

    ​​

Programa de Pós-Graduação do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está com inscrições abertas


14/07/2015

    Cursos fazem parte da Faculdade de Educação em Ciência da Saúde

     

    São Paulo, 14 de julho de 2015 - Os cursos de especialização do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação em Ciência da Saúde (FECS), do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, estão com inscrições abertas para segundo semestre de 2015. Os interessados em aprimorar os seus conhecimentos na área da saúde podem optar por cursos com foco em Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia Robótica em Urologia, Enfermagem, Ecocardiografia, Endoscopia, Fisioterapia, Gerontologia, Psicologia, Nutrição e Medicina do Sono.

     

    Os cursos de pós-graduação lato sensu da FECS buscam aliar a experiência de uma Instituição consagrada na área médica e assistencial ao conhecimento formal, com a perspectiva de oferecer maior capacitação aos profissionais. "A competitividade entre os profissionais do segmento da saúde vem aumentando na mesma proporção em que cresce a exigência por um trabalho de excelência advindo desses profissionais. Pós-graduação deixou de ser um requisito diferencial, já é o mínimo esperado. Na era do conhecimento em que vivemos, as melhores vagas sempre serão dos mais preparados", afirma o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da FECS.

    As aulas são oferecidas no próprio Hospital, localizado na Rua João Julião, 245 - 1º andar – Paulista. Mais informações sobre os cursos e sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site www.fecs.org.br ou pelo telefone (11) 3549-0654.

     

    Saiba mais sobre os cursos:

     

    Cirurgia Bariátrica e Metabólica

    O curso propõe um novo modelo de especialização, com formação específica para médicos que atuarão nos cuidados e tratamento de pacientes obesos e diabéticos, no pré e pós-operatório. O programa foi elaborado para atender à demanda da assistência médica a estes pacientes. O Curso de Especialização em Clínica Cirúrgica Bariátrica e Metabólica é destinado para profissionais com residência médica ou pós-graduação lato sensu, nas áreas de Cirurgia Geral ou Clínica Médica.

     

    Cirurgia Robótica em Urologia

    Destinado a profissionais médicos graduados, que cursaram a especialidade de Cirurgia Urológica, com título de especialista AMB ou residência médica em programas credenciados pela CNRM/MEC. Os alunos têm a oportunidade de aprender a técnica com os profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que possui a maior casuística do país em cirurgias robóticas urológicas.

     

    Ecocardiografia

    Visa capacitar profissionais para realização de exames que utilizam a técnica de ultrassom na avaliação das dimensões e estruturas do coração, habilitando-os para o diagnóstico. Oferece formação para a prática de excelência na área de Ecocardiografia, com treinamento em serviço supervisionado por médicos reconhecidos.

     

    Endoscopia Digestiva

    Oferece formação para a prática na área de Endoscopia Digestiva, com foco na realização de exames e procedimentos diagnósticos. O curso é destinado para profissionais com residência médica ou pós-graduação Lato Sensu, nas áreas de Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo ou Gastroenterologia. Este curso tem como diferencial a inserção do aluno em cenários reais de alta complexidade em Centro de Simulação Realística.

     

    Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado

    O curso tem como diferencial a discussão e acompanhamento de situações clínico-cirúrgicas, a reflexão sobre a prática assistencial e o estágio com oportunidade de discutir e acompanhar todo o processo do Bloco Operatório. Desenvolve as competências assistenciais e as habilidades gerenciais. A especialização é voltada para o profissional que atua em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós Anestésica ou Central de Material Esterilizado.

     

    Enfermagem em Terapia Intensiva

    A ênfase em prevenção, terapêutica e reabilitação do paciente crítico, numa interação multiprofissional é a tônica deste curso que promove a qualificação de enfermeiros que atuam em Unidades de Terapia Intensiva. Os alunos são incentivados a desenvolver o julgamento clínico e a tomada de decisão, para oferecer uma assistência especializada e qualificada ao paciente em estado grave, tanto clínico como cirúrgico.

     

    Fisioterapia Hospitalar

    A matriz curricular considera a contextualização atual da saúde no Brasil, a demanda do mercado e a realidade das instituições, assim como a velocidade de um cenário em constante transformação. O foco desse curso são fisioterapeutas com perfil multidisciplinar que atuam na área de Saúde Hospitalar.

     

    Gerontologia

    Dirigido a profissionais de diversas áreas, promove competências para a atenção especializada em Gerontologia, com ênfase em cuidado, promoção, prevenção, terapêutica e reabilitação do idoso. Busca desenvolver uma interação multiprofissional, com foco na qualidade, segurança e humanização. Conta como diferencial a oportunidade de vivenciar cenários reais de assistência ao Idoso em Centro de Simulação Realística.

     

    Medicina do Sono

    Diferentes profissionais da saúde podem se beneficiar deste curso, que estimula a formação com base no respeito e na interação com equipes multiprofissionais. Identifica prioridades, a necessidade de recursos materiais, humanos e tecnológicos, e a capacidade de pensar e produzir respostas criativas a problemas comuns e inusitados, a partir de casos clínicos realísticos.

     

    Psicologia Hospitalar com Ênfase em Terapia Cognitiva

    A Psicologia Hospitalar tem diversas possibilidades de atuação, dentre elas, a Terapia Cognitiva. O curso prepara o profissional para atendimento de excelência ao paciente internado, levando em consideração seus sentimentos e os de seus acompanhantes e familiares. Incentiva o pensamento crítico, ético e filosófico em relação ao paciente e suas interações .

     

    Sobre a FECS

    A FECS conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores de outras áreas do conhecimento, com passagem por instituições de ensino renomadas.

     

    Faculdade de Educação em Ciências da Saúde – www.fecs.corg.br

     

    Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa. Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, sendo 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Comission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde.

     

    Hospital Alemão Oswaldo Cruz – www.hospitalalemao.org.br/

     


    Informações para a imprensa

     

    In Press Porter Novelli

    Giuliana Gregori – Tel.: (11) 3323-1651 / 99197-4518 – giuliana.gregori@inpresspni.com.br

    Carolina Motta – Tel.: (11) 3323-1653 / 96815-7655 – carolina.motta@inpresspni.com.br

    Alessandra Fragata – Tel.: (11) 3323-1597 – alessandra.fragata@inpresspni.com.br

     

    Gerência de Marketing e Comunicação Institucional

    Melina Beatriz Gubser – mgubser@haoc.com.br​

Graduação da FECS tem matrículas abertas


23/06/2015

    A FECS, Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. O curso, de curta duração, tem foco específico nas necessidades atuais do mercado, objetivando a inserção imediata do profissional formado.

    Esta graduação promove a formação de profissionais para o planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde. A estrutura curricular articula teoria e prática, contemplando as áreas de gestão de pessoas, finanças, custos, auditoria, logística de medicamentos, materiais e patrimônio, processos de qualidade e responsabilidade social, fornecendo um sólido alicerce para os alunos da instituição.


    Para se candidatar ao segundo semestre de 2015, basta preencher o formulário de inscrição no site: www.fecs.org.br, ou ligar para a secretaria acadêmica no 3549-0654.

    A FECS fica na Rua João Julião, 245 – 1º andar, próxima das estações de metrô Vergueiro e Brigadeiro.

    FECS. Cuidando da sua vocação.

Hospital Alemão Oswaldo Cruz apoia o MEDINFO/15


03/06/2015

    Evento de Informática em Saúde e em Biomedicina terá o Brasil como seu anfitrião da edição deste ano.

    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz vem investindo alto em tecnologia. São milhões de reais aplicados em novas soluções, possibilitando segurança da informação, melhor acesso ao conhecimento científico e mais conforto aos pacientes. Assim, nada mais natural que apoiar um dos principais eventos no mundo da área de Tecnologia da Informação Hospitalar: o MEDINFO/15.

    O evento é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e International Medical Informatics Association (IMIA). O MEDINFO/15 reúne especialistas de todo o mundo para analisar como a e-Saúde e a Tecnologia da Informação podem contribuir para resolver alguns dos problemas mais desafiadores na atenção, assistência e gestão da saúde.

    Serviço

    img_medinfo-15.png


Hospital Alemão Oswaldo Cruz aborda o cenário da educação na área da saúde durante a Feira Hospitalar 2015


21/05/2015

    Instituição discute a importância da qualificação profissional para o atendimento hospitalar


    São Paulo, maio de 2015 - O setor da saúde tem se tornado cada vez mais complexo. Considerando as peculiaridades do segmento, os custos de formação médica têm aumentado e, como consequência, a gestão do sistema de saúde e das instituições tem que ser cada vez mais profissional e qualificada.


    No Brasil, ambos os sistemas, público e privado, necessitam de profissionais capacitados para poder enfrentar esses desafios. De acordo com Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), a demanda de mercado para a área é latente. “A decisão de criar cursos especializados de pós-graduação veio da necessidade de capacitação observada no mercado. Percebemos que o Brasil está aumentando a sua demanda em serviços de saúde e podemos colaborar para a formação qualificada de profissionais para atendê-la”, ressalta.


    Diante deste cenário, a FECS, faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, oferece um Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar e um MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde, ambos visando a formação de profissionais qualificados para atuar nas diversas áreas da gestão em saúde.


    A educação na área da saúde será um dos temas abordados em palestra no estande do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na Feira Hospitalar 2015. A palestra, que ocorre no dia 21 de maio, às 15 horas, será ministrada pelo Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes. Também participam da discussão o Prof. Dr. Andrea Bottoni, Diretor Acadêmico da FECS e a Profa. Dra. Letícia Faria Serpa, Diretora da Escola Técnica de Educação em Saúde (ETES), também do Hospital Alemão.


    Serviço:
    Educação na área da Saúde - FECS
    Data: 21 de maio de 2015
    Horário: 15 horas
    Local: Expo Center Norte
    Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
    Estande: Pavilhão Vermelho, Corredor L, 52 – Hospitais Lounge

Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde


14/04/2015

    Curso faz parte do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FECS

    A Faculdade de Educação e Ciências (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança seu MBA em Administração Hospitalar e Gestão em Saúde. Voltado para profissionais que atuem direta ou indiretamente na área da saúde, o curso busca desenvolver competências essenciais aos gestores.

    “Queremos desenvolver nos participantes a capacidade de contribuir para a sustentação e crescimento das instituições, além de promover uma visão empreendedora para atuação no mercado competitivo e complexo dos sistemas de saúde do Brasil. O crescimento do mercado da saúde no Brasil vem proporcionando grandes oportunidades para profissionais qualificados”, explica Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, coordenador do curso e diretor geral da FECS.

    Este MBA é dirigido a profissionais que estejam atuando ou pretendam atuar em instituições e empresas do setor de saúde, ou estejam buscando empreender nessa área. A proposta pedagógica do curso visa proporcionar uma experiência de aprendizado global e contemporânea, com participação ativa dos alunos. Busca aliar o conhecimento às práticas e desafios do mercado corporativo, capacitando seus alunos a desenvolver uma visão estratégica sobre pessoas, processos, tendências e negócios. Além disto, o curso permite criar uma rede de relacionamento de potencial valor para a vida profissional. As aulas são ministradas por professores com experiência na área da saúde e as atividades educacionais são complementadas pelo acesso a conteúdos das áreas de gestão e negócios em saúde.

    A carga horária total do curso é de 465h/a, com uma duração estimada de 18 meses, e as inscrições para a primeira turma já estão abertas. As aulas serão realizadas às sextas-feiras, das 18h30 às 22h10, e aos sábados, das 8h30 às 12h10 e das 13h30 às 17h10, em finais de semana alternados, sempre que possível​. As aulas serão realizadas na FECS, situada nas dependências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista.

    Informações sobre investimento e matrículas pelo telefone (11) 3549-0654, pelo e-mail: contato@fecs.org.br ou através do site da FECS: – www.fecs.org.br​.

IECS e Stanford Hospital & Clinics realizam teleconferência gratuita


08/04/2015

    Evento sobre Trombectomia no Tratamento de AVC Isquêmico Agudo contou com a participação do diretor do Stanford Stroke Center e professor de neurologia e ciências neurológicas da Universidade de Stanford, Dr. Gregory W. Albers

    O Instituto de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou nesta quarta-feira, dia 1º de abril, uma reunião científica com o Stanford Hospital and Clinics, da Stanford University, dos Estados Unidos. A Joint Medical Telenconference faz parte do Programa de Cooperação oficial entre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a Stanford, iniciado entre as duas instituições em 2011. A iniciativa é coordenada pelos Drs. Jefferson Gomes Fernandes e Harry Oberhelmann, respectivamente.

    O evento, gratuito, abordou o tema “New Frontiers for Thrombectomy in the Treatment in the Treatment of Acute Ischemic Stroke”. A palestra foi ministrada pelo Dr. Gregory W. Albers, Diretor do Stanford Stroke Center e Professor of Neurology and Neurological Sciences da Stanford University, e foi seguida por um debate com os participantes.

    Com a publicação e apresentação de recentes estudos clínicos sobre esta terapêutica com resultados positivos para sua indicação - diferentemente do que havia sido demonstrado por outros estudos, em 2014 - este tema torna-se extremamente relevante para a prática diária do neurologista, neurocirurgião e neuroradiologista intervencionista.

    Mais informações sobre as Joint Medical Telenconferences podem ser obtidas pelo e-mail iecs@haoc.com.br​ e pelos telefones (11) 3549-0584 e (11) 3549-0577.

HAOC sedia Simpósio Internacional de Nutrição Clínica


20/02/2015

    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde promoverá, através da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o III Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea. O evento, previsto para o dia 28 de fevereiro, abordará importantes assuntos sobre o tema.

    “Este simpósio, que já entrou na cartilha de eventos do Hospital e conta com a contribuição de palestrantes e moderadores qualificados e experientes, traz anualmente duas centenas de profissionais e alunos da área da saúde para debater sobre o tema. É um evento bem estruturado, no qual nos preocupamos em oferecer atualizações para o nosso público”, afirma o Diretor Acadêmico da FECS, e também coordenador do evento, Prof. Dr. Andrea Bottoni.

    No dia, serão discutidos vários assuntos de relevância, como a fisiologia do comportamento alimentar. O tema, abordado pela pesquisadora e docente da Philipps Universitat Marburg da Alemanha Profa. Dra. Liana Melo-Thomas, afrontará a influencia ambiental, neural e hormonal na ingestão alimentar.

    As inscrições para o III Simpósio Internacional de Nutrição Clínica Contemporânea estão abertas. Informações através do telefone: 3549-0584 ou pelo email: iecs@haoc.com.br​​

Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com inscrições para o ano letivo de 2015 abertas


04/02/2015

    Processo seletivo para cursos de pós-graduação Lato sensu está em andamento

     

    São Paulo, 04 de fevereiro de 2015 – A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), vinculada ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, está com as inscrições abertas para diversos cursos de pós-graduação, com início previsto para março deste ano. Os cursos promovem a formação nas áreas de  Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, Enfermagem em Terapia Intensiva, Fisioterapia Hospitalar, Gerontologia, Medicina do Sono e Psicologia Hospitalar com ênfase em Terapia Cognitiva. Direcionado para profissionais com ensino superior que almejam a especialização, o processo seletivo segue aberto.

     

    O Hospital Alemão Oswaldo Cruz já oferecia, através de seu Instituto de Educação e Ciências em Saúde, desde 2012, quatro cursos especialização na área médica que agora serão incorporados à FECS. Segundo o Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Diretor Geral da FECS, Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, a decisão de criar cursos especializados de pós-graduação veio da necessidade de formação observada no mercado. “Percebemos que o Brasil está aumentando a sua demanda em serviços de saúde e acreditamos que podemos colaborar para a formação de profissionais capacitados para atendê-la. Há uma grande oportunidade para investir em qualificação profissional, especialmente quando já se tem dentro de casa o conhecimento acumulado, o que é o caso do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,” ressalta Dr. Jefferson.

     

    A FECS conta com um corpo docente especializado e titulado, formado por profissionais atuantes no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e professores de outras áreas do conhecimento, com passagem por instituições de ensino renomadas. Além disso, a instituição contará com parcerias internacionais e cooperação com universidades brasileiras.

     

    As aulas serão realizadas no próprio Hospital, localizado na Rua João Julião, 245 - 1º andar – Paraíso.

     

    Mais informações sobre os cursos oferecidos pela FECS podem ser obtidas no site www.fecs.org.br ou pelo telefone 3549-0654.​

Hospital Alemão Oswaldo Cruz sedia XIII Jornada Paulista de Neurofisiologia Clínica


13/10/2014

    ​De 27 a 29 de Novembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz será sede da décima terceira edição da Jornada Paulista de Neurofisiologia Clínica. O evento, que tem apoio do Instituto de Educação e Ciências em Saúde do hospital, objetiva a atualização dos Neurofisiologistas Clínicos, Neurologistas, Fisiatras e demais profissionais da área.

    Dr. Jun Kimura, Diretor de Divisão de Eletrofisiatria Clínica da Universidade de Iowa, discutirá sobre a eletrofisiatria básica subjacente ao eletrodiagnóstico. Também serão debatidos, dentre outros temas, as técnicas para a detecção de bloqueios de condução, a onda de F no diagnóstico das neuropatias periféricas, as novidades na avaliação das funções das fibras finas e indicações e técnicas na monitorização intraoperatória do nervo facial.

    Para participar da XIII Jornada Paulista de Neurofisiologia Clínica, ligue para 3549-0577 ou envie um email para iecs@haoc.com.br​.


Pesquisa inédita no Brasil busca mostrar as vantagens da Cirurgia Bariátrica


01/10/2014

    ​Uma pesquisa que está sendo realizada no Brasil pretende comprovar que, além de combater decisivamente a obesidade, a cirurgia bariátrica reduz parcial ou totalmente sintomas de doenças decorrentes da Diabetes tipo 2.

    O estudo, inédito, tem à frente o Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos maiores centros hospitalares da América Latina, referência em serviços de alta complexidade e com foco em Doenças Circulatórias, Digestivas, Osteomusculares e Oncológicas.

    Devendo ser concluída em 2015, a pesquisa consiste na realização de cirurgias bariátricas em pacientes com histórico de Diabetes há 15 anos ou menos, e com índice de Massa Corpórea (MC) entre 30 e 35 kg/m2, sem obesidade mórbida e que apresentem sintomas iniciais de doenças como retinianas, renais e neuropatias.

    De acordo com o Dr. Ricardo Cohen, investigador principal do estudo e coordenador do Centro de Obesidade e Diabetes, o enfoque será nesses tipos de complicações porque são os que registram as mais altas incidência de pessoas com diabetes – as doenças retinianas em diabéticos são a principal causa de cegueira no mundo.

    O estudo também abordará as lesões mais graves que acabam comprometendo os grandes vasos. A técnica utilizada será a do bypass gástrico (ou Y de Roux), que consiste no grampeamento do estômago e desvio do intestino inicial para alter o trânsito dos alimentos.


    Uma vez comprovada a tese, embasada na pesquisa e em depoimentos de literatura médica, será possível pleitear uma mudança de política de saúde pública, já que o tratamento cirúrgico será mais econômico e mais eficaz que o clínico a longo prazo.

    O estudo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e pela Comissão Científica do IECS  está em fase de recrutamento de pacientes. Os interessados que atenderem os critérios devem entrar em contato pelo e-mail: obesidade@haoc.com.br​

ETES lança curso voltado ao cuidado de Idosos


22/09/2014

    A longevidade é, sem dúvida, um triunfo. Há, no entanto, importantes diferenças entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento. Enquanto, nos primeiros, o envelhecimento ocorreu associado às melhorias nas condições gerais de vida, nos outros, esse processo acontece de forma rápida, sem tempo para uma reorganização social e da área de saúde adequada para atender às novas necessidades emergentes. Para o ano de 2050, a expectativa no Brasil é de que existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, fenômeno esse nunca antes observado.



    Diante desta crescente demanda, a Escola Técnica de Educação em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz lançou, no segundo semestre deste ano, o Curso Técnico em Cuidados de Idosos.



    Este é um curso inovador, que capacitará o aluno na atenção e cuidado da pessoa idosa com uma visão humanitária, fornecendo todos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação com excelência.



    Localizada dentro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a ETES possui salas de aula com recursos multimídia, laboratório de informática, laboratório de práticas assistenciais, biblioteca e auditório, além de convênios com diversos órgãos de saúde para a prática de estágio.



    Para mais informações, acesse www.etes.org.br ou ligue: 3549-0654.



    ETES: Onde ensino e excelência em assistência se encontram.​

Faculdade de Educação e Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz é publicada no Diário Oficial da União


12/09/2014

    ​A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz tornou-se uma realidade. No dia 11 de setembro de 2014 o Ministério da Educação credenciou a FECS, oficializando a concretização de um projeto muito esperado por este hospital, que tem a educação e a pesquisa como um de seus pilares.

    O primeiro curso na área da Graduação que a FECS oferecerá em 2015 é o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. O curso promove a formação de profissionais para o planejamento, organização, gestão, controle e avaliação dos processos de trabalho em organizações de saúde. O tecnólogo pode atuar em hospitais e seus setores, clínicas e unidades de saúde, laboratórios médicos e empresas prestadoras de serviço em saúde. 

    A FECS lançará, também em 2015, seu programa de Pós-graduação Lato sensu (Especialização), com os cursos de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado, Enfermagem em Terapia Intensiva, Fisioterapia Hospitalar, Gerontologia, Medicina do Sono e Psicologia Hospitalar com ênfase em Terapia Cognitiva. Na área médica, a FECS absorverá os cursos já existentes de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Cirurgia Robótica em Urologia, Ecocardiografia e Endoscopia Digestiva.

    É dessa forma que uma instituição que visa a promoção da saúde e do bem-estar se movimenta: ampliando seus domínios e pensando à frente.

Participe do I Simpósio de Família e Cuidados de Suporte


    O Instituto de Educação em Ciências da Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza no  próximo dia 28 de janeiro,das 8 às 18 horaso I Simpósio de Família e Cuidados de Suporte, coordenado pelo Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa (CATSMI). 

    O evento, destinado a médicos, profissionais de saúde e familiares de pacientes, tem como objetivo apresentar os principais aspectos no relacionamento com a família de pacientes fora de perspectiva curativa.

    As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3549-0585/0577 ou pelo email iecs@haoc.com.br.

    Confira a programação completa do evento:

    http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=108


Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza evento gratuito sobre cirurgia torácica


    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza, no dia 29 de março, das 9h às 17h, o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica. O evento reunirá os principais especialistas em cirurgia torácica do país para discutir técnicas, condutas, tratamentos, opções cirúrgicas e inovações relacionadas à abordagem do paciente com câncer de pulmão.

    Segundo o Dr. Rodrigo Sardenberg, cirurgião torácico do Centro de Oncologia do Hospital e coordenador do evento, o Fórum é uma importante oportunidade para discutir, com profundidade, os principais temas relacionados à cirurgia torácica. “Será um debate enriquecedor que contará com a presença das principais referências do país no tratamento da doença”, afirma.

    Estarão presentes ao evento o Prof. Dr. JJ Camargo, primeiro médico brasileiro a realizar um transplante pulmonar, e o Prof. Dr. Riad N. Younes, diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    As inscrições para o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica podem ser feitas pelos telefones (11) 3549-0577 e (11) 3549-0585 ou por meio do e-mail: iecs@haoc.com.br .

    Confira a programação completa no site: http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=104

Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza evento gratuito sobre cirurgia torácica


    O Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza, no dia 29 de março, das 9h às 17h, o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica. O evento reunirá os principais especialistas em cirurgia torácica do país para discutir técnicas, condutas, tratamentos, opções cirúrgicas e inovações relacionadas à abordagem do paciente com câncer de pulmão.

    Segundo o Dr. Rodrigo Sardenberg, cirurgião torácico do Centro de Oncologia do Hospital e coordenador do evento, o Fórum é uma importante oportunidade para discutir, com profundidade, os principais temas relacionados à cirurgia torácica. “Será um debate enriquecedor que contará com a presença das principais referências do país no tratamento da doença”, afirma.

    Estarão presentes ao evento o Prof. Dr. JJ Camargo, primeiro médico brasileiro a realizar um transplante pulmonar, e o Prof. Dr. Riad N. Younes, diretor geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

    As inscrições para o IV Fórum de Controvérsias em Cirurgia Torácica podem ser feitas pelos telefones (11) 3549-0577 e (11) 3549-0585 ou por meio do e-mail: iecs@haoc.com.br .

    Confira a programação completa no site: http://www.hospitalalemao.org.br/Educacao_Ciencia/Paginas/Instituto/DispCursosEventos.aspx?CursoID=104​