Radioterapia

O objetivo desta pós-graduação é o aprimoramento do conhecimento em tratamentos avançados e integrados a outras disciplinas – inserção da atividade multidisciplinar, capacitação do profissional na estruturação de um serviço de alta complexidade, gestão técnica e de pessoas, aprimoramento de sua formação, para habilitação e manuseio especializados em radioterapia de alta tecnologia em ambiente hospitalar e multidisciplinar.

A pós-graduação será focada na prática hospitalar do radio-oncologista para aprimorar seus conhecimentos e aplicá-los em alta tecnologia visando a melhor relação de custo-efetividade para o paciente e Instituição.

O pós-graduando irá:

-Atualizar-se intensivamente, tanto de forma individual quanto supervisionada e/ou orientada, para familiarização detalhada com os equipamentos de alta tecnologia disponíveis, tanto para sua eficiência máxima quanto para os riscos intrínsecos que oferecem (hardware e software); inclui imersão com técnicos/tecnólogos em radioterapia, dosimetrista, físicos em medicina, enfermagem especializada;

-Participar da avaliação médica inicial do paciente, com anamnese dirigida e aprofundada quanto às particularidades de cada tipo de tecnologia para o caso em questão, como forma de individualização e personalização do tratamento;

-Participar do planejamento do paciente desde a rotina burocrática de agendamento (e formas de minimizá-las junto às fontes pagadoras), passando pela aquisição tomográfica de planejamento, reconstrução eletrônica das imagens, delineamento médico conforme protocolo clínico, planejamento computadorizado com físicos em medicina, avaliação clínica da qualidade e segurança do plano de tratamento, seguimento semanal (obrigatório por lei) com medidas preventivas e terapêuticas de gerenciamento de paraefeitos, avaliações on line do tratamento no próprio equipamento de radioterapia, orientações de alta e retorno pós-alta, quando se inicia a condução de paraefeitos residuais eventuais, bem como orientações de rotina de seguimento e aconselhamento futuro, todos baseados em graus de evidência;

-Acompanhar radioterapia intraoperatória seguindo os mesmos preceitos do item anterior;

-Realizar visitas médicas de acompanhamento a pacientes internados em programação de radioterapia e/ou em tratamento ou pós-tratamento;

-Elaborar trabalho de cunho científico para apresentação em congresso médico, publicação em revista especializada e/ou treinamento de outros profissionais para área que já domine ao longo do curso;

-Participar das reuniões clínicas semanais de especialidades, tanto para aprendizado em casos reais do papel de cada especialidade quanto para imersão em ambiente de decisão multidisciplinar e aprimoramento de sua postura, eloquência e racionalidade clínica em expor e justificar suas condutas, sempre baseadas em evidências científicas e alinhamento com o caso em questão;

-Vivenciar as mais diversas situações clínicas comuns à prática da radioterapia em ambiente hospitalar, como urgências, re-irradiações, situações de exceção, seguimento de casos clínicos conduzidos previamente em outras Instituições, casos não usuais, solicitações de auxílio de outros setores clínicos.

O curso será ofertado em 09 módulos, com foco em determinadas temáticas, porém, eles abarcarão sempre a perspectiva interdisciplinar de conhecimento. Segue abaixo:

Módulo 1: imersão na rotina operacional (aceleradores lineares, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia, física médica, imagem e aquisição tomográfica; relacionamento com outros departamentos)

Módulo 2: erros em radioterapia – conceito de time out (consulta inicial, exames complementares, delineamento, planejamento, operação diária no acelerador), incertezas de aquisição de imagem e certificações especiais para setores associados, armadilhas de planejamento, cálculo e análise do plano de tratamento, minimização/eliminação de riscos de trocas de identidade, plano ou área de tratamento, análise de metodologias FMEA, SEVRRA, ROSIS e outros.

Módulo 3 (a): Radioterapia 3D – field in field em forward planning e inverse planning, filtros eletrônicos, arco dinâmico, campos estáticos não coplanares, delineamento, constraints, análise crítica de plano de tratamento, riscos e segurança, aplicação clínica e análise de artigos científicos) e radioterapia guiada por imagem (IGRT).

Módulo 3 (b): Radioterapia IMRT – conceito inverse planning, IMRT campos estáticos, IMRT em arco – VMAT, delineamento, análise crítica de plano de tratamento e seu controle de qualidade, otimização da cronologia do tratamento, riscos e segurança, aplicação clínica e análise de artigos científicos, , gerenciamento de toxicidade aguda e tardia, relacionamento com operadoras de saúde).

Módulo 4: Radiocirurgia craniana (Rcir) – aplicação clínica, análise de artigos científicos, seleção da técnica baseada na disponibilidade de recursos locais, delineamento, planejamento, análise crítica de plano de tratamento, riscos e segurança, gerenciamento da equipe e elaboração de protocolos operacionais.

Módulo 5: Radioterapia estereotática extra-crânio (SBRT) – aplicação clínica, evidência científica,  seleção da técnica baseada na disponibilidade de recursos locais, delineamento, planejamento, análise crítica de plano de tratamento, riscos e segurança, gerenciamento da equipe e elaboração de protocolos operacionais, avaliação multidisciplinar para seguimento clínico e por imagem, gerenciamento de toxicidade aguda e tardia.

Módulo 6: Radioterapia intraoperatória – aplicação clínica, análise de artigos científicos, detalhamento de características físicas dos equipamentos e seus acessórios, modelos radiobiológicos, estruturação da rotina operacional, relacionamento com operadoras de saúde.

Módulo 7: Educação multiprofissional – como o treinamento contínuo da equipe promove desempenho operacional; ferramentas de análise de desfecho – o que realmente importa? Elaboração do programa de treinamento e ferramentas de feedback contínuos – o canal de avaliação em tempo real da operação. Gerenciamento de distress e atuação pró-ativa. Formação de liderança – chefe ou líder? Ordenar ou participar das diretrizes? Foco em resultados e equilíbrio com ética operacional para inibição de assédio de qualquer natureza. Processo Lean de gestão de projetos e equipes. Integração em reuniões multidisciplinares clínicas e de gestão, postura e posicionamento baseados em evidências.

Módulo 8: Big data, data minning, interpretação de dados e métricas internacionais de emprego de radioterapia – como utilizar ferramentas de geração de grande volume de dados para gestão do serviço de radioterapia e expansão das atividades.

Módulo 9: Radio-oncologia – a arte de participar de forma otimizada no continuum da neoplasia; prevenção e hábitos de vida, aconselhamento genético, inserção otimizada e custo-efetiva quando do tratamento, manobras para redução de toxicidade (direta e relacionada a outros tratamentos), cuidados e recomendações tardias, inserção em meios de disseminação da informação (mídia impressa, congressos e afins), pesquisa básica e aplicada, relacionamento profícuo com operadoras de saúde.

As atividades de cada módulo são distribuídas em:

  • Acompanhamento presencial das atividades operacionais do departamento
  • Visitas médicas a beira leito
  • Atendimento médico supervisionado
  • Discussão da prática assistencial no departamento e nas reuniões multidisciplinares
  • Aulas teóricas sobre os temas apresentados
  • Revisão e discussão conjunta de trabalhos científicos
  • Auxílio na elaboração de artigo científico para publicação
  • Participação teórico-prática nos procedimentos terapêuticos

 

Duração: 920 horas/aula (programação anual – 46 semanas)

Inscrições: 

Clique aqui para acessar o Edital.

Início das aulas:
A partir de 01 de março de 2021.

Para mais informações sobre o curso, clique aqui​.​​

 

Dr. Rodrigo Hanriot CRM: 80881 RQE:62438

Endereço

R. João Julião, 245 - Bela Vista | São Paulo - SP | CEP: 01323-020 | Tel.: (11) 3549-0673 | (11) 3549-0688 | (11) 3549-0654 | COMO CHEGAR